Cirurgião dentista ou Cirurgião-dentista?

Cirurgião dentista ou Cirurgião-dentista?
5 (100%) 1 vote

Um profissional que se forma em odontologia traz em seu diploma de conclusão o título de cirurgião-dentista. Esse título é aplicado uma vez que a odontologia é considerada uma especialidade médica-cirúrgica, o que nos leva a tentar entender um idioma que nos parece bastante complicado, quando escrito, embora seja tão prático de ser falado, mesmo com todos os erros cometidos todos os dias.

Cirurgião Dentista

O cirurgião-dentista recebe o título de odontólogo, termo muito comum nos editais de concursos públicos, mas também precisamos ver se isto é correto: odontólogo pode ser analisado como “aquele que estuda os dentes”. O termo, então, se torna dúbio, uma vez que o dentista não apenas estuda os dentes, também os trata e cuida de muitos outros órgãos, como os tecidos da boca, os lábios, as interações do sistema bucal com o restante do sistema digestivo, as doenças que podem atacar a boca, os medicamentos que podem ou não ser utilizados para este ou aquele paciente, ou seja, pode ter sido odontólogo na faculdade, enquanto estudava. Fora dos estudos, transformou-se num cirurgião-dentista.

É interessante analisar que qualquer idioma é dinâmico, nunca para de evoluir, de incluir novas denominações, de criar novos termos, devendo sempre atender às necessidades de comunicação entre as pessoas, dentro de um padrão de evolução normal.

publicidade:

Assim, podemos lembrar, por exemplo, que o foot-ball de antigamente, transformou-se no nosso tão familiar futebol, e mesmo o goal, usado nos antigos tempos hoje virou apenas gol. Com a profissão de cirurgião-dentista, ou melhor, com o termo atribuído à profissão, o antigo “Tiradentes”, que hoje é um conhecido personagem da história brasileira e que exercia essa função antes de se tornar um revolucionário, passou a ser o “dentista”, o que mostra que o termo evoluiu, assim como as técnicas aplicadas para o tratamento da arcada dentária.

Da mesma maneira que ao vermos a palavra “turismólogo” a consideramos estranha, ainda não citada como termo clássico mas utilizada até mesmo em cursos universitários, podemos considerar que denominar o cirurgião-dentista de odontólogo pode ser uma evolução no termo, buscando mais atender a necessidade de adaptação às novas formas de comunicação.

Para a odontologia, no entanto, o termo cirurgião-dentista está consagrado, e os termos aplicados tornam-se sinônimos, mostrando a versatilidade de nosso idioma.

No Brasil de uma forma, em Portugal de outra

DicionárioUm profissional que se forma em faculdade de odontologia de Portugal não recebe o mesmo título que no Brasil. Em Portugal, o cirurgião-dentista é chamado de médico-dentista. Mas isso não interfere em sua atividade.

As palavras médico-dentista e cirurgião-dentista são formadas, ambas, por dois substantivos, não mudando o seu significado original e não alterando a classe gramatical.

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que busca unir um pouco mais o modo escrito de nosso idioma, embora não consiga fazer com que possamos entender perfeitamente um açoreano ou um moçambicano, sem falar no longínquo Timor Leste, que também fala o idioma português, estabelece a manutenção o hífen em casos desse tipo.

Segundo o acordo ortográfico, palavras compostas, usando substantivos, devem usar o hífen. Então, devemos escrever cirurgião-dentista, e não separado, cirurgião dentista.

Caso haja alguma dúvida na hora de escrever, você não precisa se preocupar: pode escrever dentista, médico-dentista, odontologista, odontólogo, ou no caso de ser um especialista em implante dentário, use implantodontista, que dá no mesmo.

O importante não é exatamente como você escreve o nome da profissão daquele que resolve todos os problemas de sua arcada dentária: o importante é que tenha sempre o seu cirurgião-dentista de preferência, sabendo que é um profissional sério, que está buscando fazer o melhor pela sua saúde e que conhece suas necessidades.

Deixe um comentário!

publicidade:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*