Cursos de Prótese Dentária

Cursos de Prótese Dentária
Rate this post

A odontologia, nas décadas finais do século XX, passou por uma grande evolução tecnológica, voltando-se para técnicas mais apuradas de reabilitação dentária, criando e buscando novos materiais para atender os pacientes necessitados de nova dentição, com técnicas de restauração e até mesmo de regeneração de tecidos, como é visto através dos implantes ósseos para a aplicação de implantes dentários.

publicidade:

protese 2

Os novos procedimentos e novas técnicas exigiram que houvesse maior interatividade entre o técnico em prótese dentária e o cirurgião dentista, buscando melhores meios para tornar a dentição novamente o mais natural possível, indo muito além de uma simples prótese. Muitas vezes, o protético é convocado a criar próteses dentárias até mesmo para tratamento de câncer bucal, além de seu trabalho normal de criação de próteses fixas, pontes fixas e móveis ou mesmo de implantes dentários.

publicidade:

Com isso, o mercado de trabalho para a prótese dentária precisou criar também novas técnicas de ensino, fornecendo maiores conhecimentos ao protético para atuar em conjunto com implantodontistas e cirurgiões dentistas especializados, surgindo oportunidades em laboratórios de prótese dentária, empresas de materiais odontológicos e hospitais de tratamento de problemas na face, na boca e nos ossos responsáveis pela arcada dentária.

Como é o curso de prótese dentária

O curso de prótese dentária é oferecido por muitas instituições de ensino, estando inserido na categoria de curso técnico, com aulas teóricas e aulas práticas em laboratórios, visando formar o profissional para trabalhar em parceria com o odontólogo.

publicidade:


No currículo, o curso forma o profissional que se tornará responsável pela confecção de dentaduras, coroas, blocos, aparelhos ortodônticos e ortopédicos, recuperação estética, equipamentos preventivos e tudo o que objetiva a saúde da boca.

Curso Protese Dentária

publicidade:

Ao procurar um curso de prótese dentária, o interessado deve buscar uma instituição que tenha laboratórios e garanta o aprendizado prático, onde poderá construir os modelos que guiarão seu aprendizado na confecção de próteses totais e parciais, de próteses fixas e removíveis e dos aparelhos necessários ao bom tratamento pelo odontólogo aos seus pacientes.

O protético deve estar preparado para atender as solicitações, desde as mais simples até as mais complexas, dentro dos padrões que cada paciente exige, o que demanda que seja praticamente um artesão executando uma obra de arte.

O seu trabalho é que vai possibilitar, juntamente com o tratamento do cirurgião dentista, que o paciente recupere todas as suas referências de mastigação e de fonética, tornando-se novamente uma pessoa normal perante a sociedade.

O interessado em fazer um curso de prótese dentária deve ter, no mínimo, o ensino médio para se matricular, podendo, no prazo mínimo de dois anos, exercer plenamente suas funções, visto que as matérias são totalmente dirigidas para o aprendizado prático, onde a teoria deve ser aplicada nas aulas laboratoriais.

O que consta no currículo do curso de prótese dentária

Curso de Protese DentáriaAs atividades do aluno durante o curso de prótese dentária irão contemplar a confecção de diferentes tipos de prótese, através da análise de modelos anatômicos, confecção de moldeiras individuais e base de prova acrílica, elaboração de planos de orientação, utilização de técnicas diferenciadas de montagem de dentes artificiais e de acrilização caracterizada.

São incluídos também o planejamento e a confecção de próteses oncológicas e imediatas, elaboração de placas obturadoras, guias cirúrgicos, abridores de boca e abaixadores de língua para radioterapia, próteses totais ocas e obturadoras, confecção da estrutura acrílica da prótese sobre implante, planejamento reverso, análise do modelo anatômico e seleção de componentes.

Enquanto está praticando, o estudante também deve passar por estudos de casos, pesquisas, seminários, contato com empresas especialistas na área protética, conhecimento do mercado de trabalho, tendo em vista que, ao se formar, o aluno deve estar mais próximo das situações reais de trabalho e desenvolvimento de competências profissionais.

Trata-se de uma profissão que o mercado sempre tem oportunidade de absorver, haja vista a necessidade de uma ampla gama da população no tratamento dentário. Ao interessado, portanto, cabe apenas buscar uma instituição de respeito e de reconhecimento no mundo odontológico, o que já será uma vantagem na hora de procurar sua colocação no mercado.

Deixe um comentário!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*