Fazer Canal Dentário Dói?

Escovação Dentária
Fazer Canal Dentário Dói?
5 (100%) 1 vote

Você ainda que que fazer canal dentário dói? Então fique sabendo que as novas técnicas de tratamento de canal dentário são muito mais eficientes, eliminando a infecção que ataca a polpa do dente, não sendo mais uma intervenção dolorosa como antigamente.

Embora a maior parte das pessoas pense que a inflamação seja o fim de um dente, o tratamento de canal dentário é um procedimento que elimina o processo de inflamação e infecção na polpa, dentro do dente, podendo recuperá-lo e mantê-lo por muito tempo ainda, evitando que precise ser extraído.

Canal Dentário



publicidade:

Principais Causas do Problema de Canal

As principais causas de problemas de canal dentário são a cárie e os traumas sofridos pelo dente, ou seja, pode haver a corrosão gradual do esmalte, com a destruição de suas camadas externas, que vão abrindo brechas para os micróbios tomarem a polpa, que é repleta de vasos capilares e terminações nervosas.

A inflamação, por sua vez, aumenta a pressão dentro da polpa do dente, comprimindo o nervo e provocando dor. Quando há demora em visitar o dentista, a contaminação da raiz pode chegar ao ponto de necrose, quando a infecção avança pelo dente e gera os abscessos, criando os inchaços das inflamações.

publicidade:


Prevenção Contra Cáries e Canal

Para evitar o problema do canal dentário é sempre preciso fazer a higiene bucal. O dentista busca salvar o dente, sempre que possível, preservando a arcada dentária, mas, em alguns casos, o dano é tão extenso que é preciso retirar o dente e implantar uma coroa. Atualmente, as técnicas odontológicas mais avançadas propiciam o tratamento dentário, com resultados que chegam a 95% em pacientes com problemas, mas somente a boa higiene bucal é que pode prevenir inflamações e cáries.

Escovação Dentária

publicidade:

Os problemas de infecção em canal dentário não afetam apenas os adultos: podem também afetar crianças com dentição de leite, precisando também ser tratado. Para isso, os país precisam prestar atenção na higiene e, sempre que houver qualquer reclamação da criança, levá-la imediatamente ao dentista, uma vez que a infecção no dente de leite pode prejudicar a formação do dente permanente, que está ainda por vir.

Veja Também: Conheça as alternativas ao Implante Dentário

O que é o Tratamento de Canal?

O canal dentário, ou simplesmente canal, é o canal radicular, uma estrutura a partir de onde se forma a polpa, a parte viva do dente. Em virtude das camadas externas e superiores, formadas pela dentina e o esmalte, a área da polpa do dente mantém-se isolada e protegida. As inflamações só acontecem quando há degradação da dentina e do esmalte, quando as bactérias invadem a parte viva do dente, exigindo o tratamento do canal dentário.

Quando há uma cárie, ela vai destruindo aos poucos o esmalte e a dentina, dando acesso às bactérias naturais da boca, que invadem a polpa dentária, onde estão os vasos sanguíneos e as terminações nervosas. O problema pode ocorrer quando há um choque traumático no dente, mesmo com uma pequena rachadura ou perda de parte dele, permitindo que as bactérias possam acessar o seu interior.

Fazer Canal Dentário Dói? – Saiba mais

No tratamento de canal, a dor de dente acontece devido à pressão exercida pela inflamação, que precisa encontrar espaço para se livrar do líquido infectado e, para quem já a sentiu, sabe que não é uma dorzinha qualquer. Nesse caso, o único tratamento é o de canal dentário, quando se extrai a inflamação e elimina-se a terminação nervosa, salvando o dente de uma extração.

Fazer Canal Dentário Dói?

O tratamento pode ocorrer em duas ou mais sessões, dependendo da gravidade da inflamação, quando o dentista abre o dente e faz a limpeza total, extraindo a polpa comprometida e aplicando medicamentos para eliminar as bactérias.

O canal dentário, em seguida, passa por um procedimento de obturação, recheando o espaço ocupado pela polpa e mantendo a carapaça do dente. Caso a estrutura esteja muito danificada, é necessário instalar uma coroa para tomar o lugar do dente, mantendo a arcada dentária.

Com as novas técnicas odontológicas, o tratamento de canal dentário é praticamente indolor, recuperando o dente e mantendo a saúde bucal. Veja abaixo o vídeo de um dentista comentando sobre o assunto:

Deixe um comentário!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*