Implante Dentário Leva Pontos?

Implante Dentário Leva Pontos?
Rate this post

O implante dentário é um procedimento cirúrgico feito na arcada dentária para colocar um cilindro, ou pino, de titânio, dentro do osso, abaixo da gengiva, para que tenha a função de agir como raiz de um dente artificial. O implantodontista utiliza o pino de titânio para recuperar a arcada dentária do paciente, devolvendo-lhe tanto a capacidade de mastigação, a melhoria da fonética e da qualidade de vida.

Implante Dentário Leva Ponto

O procedimento de implantação do pino de titânio é totalmente indolor, utilizando-se para isso a anestesia local, ou seja, a mesma anestesia utilizada para fazer qualquer tratamento dentário.

publicidade:

A única fase em que pode ocorrer algum sintoma de dor é a abertura da gengiva, que pode ser amenizada com a utilização de um anestésico como a xilocaína. A preparação do osso do maxilar também não cria nenhuma dor, uma vez que o osso não possui nervos dentro de sua conformação.

O pós-operatório também se apresenta como uma fase tranquila, sendo recomendado apenas o uso de analgésico e antibiótico, exigindo-se apenas repouso no primeiro dia após a cirurgia. No dia seguinte, o paciente já pode retornar às suas atividades de trabalho, recomendando-se apenas moderação.

publicidade:


Fases do Implante Dentário

A primeira fase do procedimento de implantação das raízes artificiais na arcada dentária é a preparação da área, podendo ser necessário fazer enxertos, extrações de raízes existentes, retratamento de canais ou mesmo algum procedimento para colocar a gengiva em condições de realizar o procedimento.

A colocação das raízes artificiais, especificamente os pinos de titânio, é feita por meio de uma pequena cirurgia, também com anestesia local, sendo colocado um guia cirúrgico na boca do paciente que vai indicar o local exato para perfurar o osso onde será implantado o pino.

publicidade:

Tratamento Dentário

A perfuração é feita com brocas especiais, trabalhando sob irrigação, deixando as raízes metálicas bem justas com o osso. Em alguns casos, as gengivas devem receber pontos, sendo o paciente dispensado após o procedimento, podendo usar uma prótese provisória após 2 ou 3 dias.

No caso de ser uma área de importância estética mais cuidadosa, o paciente pode permanecer mais tempo sem a prótese, para criar uma ósseo integração maior, garantindo o sucesso do procedimento.

O implante dentário pode ou não levar pontos?

Na segunda fase do procedimento, feita após um mínimo de 4 meses após a primeira fase, é feita novamente uma pequena abertura na gengiva, acomodando o conector, que irá unir a raiz artificial à coroa, fazendo-se o contorno adequado da gengiva.

Fases do Implante Dentário

Nas duas fases, a gengiva pode levar pontos ou não, dependendo do tamanho da cirurgia necessária para a implantação do pino de titânio, sendo esses pontos, quando necessários, retirados após uma semana do procedimento cirúrgico.

Nos implantes dentários também estão surgindo novidades, com o avanço da tecnologia dos procedimentos cirúrgicos, aplicando-se a colocação dos implantes sem precisar fazer a cirurgia na gengiva.

Nesse caso específico, a cirurgia é feita inicialmente através de um modelo gerado no computador, criando-se o modelo da boca do paciente já com os implantes colocados, de onde será montada uma guia, mostrando o local exato onde será colocado o pino de titânio, colocando-se com um corte mínimo da gengiva que não precisa de pontos.

Deixe um comentário!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*