Implante Dentário X Diabetes

O aumento de incidência de diabetes, principalmente a do tipo II, provocada pelos níveis elevados de glicemia no sangue, tem levado estudiosos a pesquisarem meios de aplacar seu desenvolvimento e manter um rígido controle sobre os pacientes que apresentam os sintomas de diabetes, sempre com vistas a evitar complicações na saúde dos portadores para que tenham um ritmo de vida normal.

Implante Dentário para Diabéticos

Os problemas apresentados pelo diabetes também são alvo de estudos dos odontologistas, uma vez que a doença, quando não controlada, é um fator de risco elevado para o aparecimento de doenças periodontais, em graus que podem chegar aos mais graves, trazendo consequências desfavoráveis para os dentes.

Isso ocorre porque os altos níveis de glicemia comprometem a integridade dos vasos sanguíneos nas camadas da arcada dentária que suportam os dentes, criando condições para que haja perda de dentes e até mesmo perda de partes do osso maxilar.

Os odontologistas também estudaram os efeitos do diabetes no caso de implantes dentários e os estudos mais recentes publicados sobre o assunto mostram que, mesmo que o paciente tenha um nível alto de glicemia, situação que impede a completa ósseo integração dos implantes dentários, a taxa de resultados positivos ultrapassa 97%, e isso nos casos em que há um controle maior do diabetes, havendo também supervisão de problemas relacionados à doença periodontal.

Problemas apresentados por pacientes com diabetes

O problema maior apresentado em pacientes portadores de diabetes é que a hiperglicemia desfavorece a completa cicatrização dos ossos e dos tecidos orgânicos ao redor do implante, da mesma maneira que não permite a total cicatrização dos tecidos periodontais de dentes naturais.

Contudo, se houve um controle dos níveis de glicemia, a cicatrização pode transcorrer normalmente, havendo a ósseo integração dos implantes dentários da mesma forma como acontece com um paciente com saúde normal.

Cuidados para os pacientes diabéticos com implantes dentários

O primeiro cuidado do implantodontista ao tratar de qualquer paciente é verificar o seu estado de saúde, procurando saber detalhes que, ao paciente, podem parecer irrelevantes, mas que podem contribuir ou não para o sucesso do procedimento de aplicação do implante dentário.

Pacientes com Diabetes

Ao constatar que o paciente seja portador de diabetes, o implantodontista já se previne com os cuidados especiais que a presença da doença impõe no tratamento odontológico.

Em consultas de rotina ou de qualquer tipo de cirurgia, o odontologista, a princípio, precisa selecionar o anestésico específico que o paciente com diabetes pode utilizar, para sua segurança, ou mesmo dos medicamentos permitidos para o diabético durante as fases de pré e pós-cirurgia, evitando que surjam complicações.

Informações aos Pacientes

O paciente diabético precisa ser bem informado com relação a todos os cuidados que deve tomar e, no caso de um implante dentário, precisa ser ainda mais meticuloso, tendo em vista que, dos seus cuidados diários é que depende a completa ósseo integração do implante, exigindo um tempo mais prolongado para a cicatrização e para a remodelação óssea. Além de tudo, um diabético está mais propenso do que um paciente normal a infecções na fase pós-operatória, quando precisam ser acompanhados com maior cuidado.

A colocação de implante dentário em diabéticos deve ser feita somente com o controle total dos níveis de glicemia, o que exige do tratamento um tempo mais prolongado do que em pacientes saudáveis.

O implantodontista, então, exige alguns exames de sangue periódicos, fazendo o acompanhamento durante o tempo que considerar necessário para preparar o paciente para o implante dentário, fazendo um bom planejamento com o paciente, que deve manter-se dentro de regras mais rígidas, garantindo o sucesso do procedimento cirúrgico.