Tempo de Tratamento de um Implante Dentário

O implante dentário é um tratamento odontológico que substitui a raiz de um dente natural perdido, tornando-se a base para uma coroa ou servindo como fixação para próteses superior ou inferior. O tratamento, personalizado, atende as especificações de cada paciente, colocando-se o implante no osso da arcada dentária para que se torne uma âncora segura para o dente artificial, uma ponte fixa ou mesmo uma dentadura completa.

Implante dentário como é feito

A implantação da raiz do pino, feito em titânio, pode ser concluída em pouco mais de uma hora, sendo realizada com anestesia local. Após sua colocação, há um período para cicatrização e para a ósseo integração, que pode chegar a 6 meses, no máximo, quando a arcada dentária é normal, ou mais tempo quando houver a necessidade de enxerto ósseo. O tratamento é determinado pela situação do paciente, analisada pelo implantodontista.

publicidade:

Como é feito o implante dentário

A primeira parte do tratamento para o implante dentário é feita com a higienização da boca e a preparação de uma prótese provisória, que trará novamente um melhor aspecto estético para o paciente, sendo, no entanto, funcional o suficiente para essa fase de transição para o implante definitivo. Em alguns casos, se o paciente já possui uma prótese, ela poderá ser adaptada para que o paciente não fique muito tempo sem os dentes.

Sendo um tratamento personalizado, embora a tecnologia odontológica tenha avançado muito nos últimos anos, existem casos em que ocorrem situações condicionantes, podendo interferir no tempo total do tratamento.

publicidade:


Como é Feito o Implante Dentario

Assim, desde seu início, o tratamento para o implante dentário deve levar em conta todas as condições do paciente, verificando inclusive situação da saúde orgânica e de hábitos que possam interferir no tratamento, como o tabagismo, que pode prejudicar os implantes dentários com o passar do tempo.

publicidade:

Após a análise completa, o implantodontista deve informar ao paciente o método que estará utilizando e os recursos e materiais que serão aplicados no tratamento, quantas consultas serão feitas e o tempo necessário, se houver, entre as etapas do tratamento.

Enquanto não marcar a cirurgia propriamente dita para os implantes dentários, poderá ser necessária a realização de outros tratamentos, como remoção de cáries, tratamento de canal, restaurações, cuidados com dentes com alguma mobilidade, movimentação ortodôntica (quando não há espaço suficiente entre os dentes para o implante), remoção de placa bacteriana e a higienização completa da boca para prevenir futuras contaminações, que possam provocar infecções nos implantes que serão aplicados.

Desta forma, o paciente deve se preparar para o tratamento que, embora seja prático e rápido, exige uma preparação prévia condizente com a cirurgia e, como todos sabemos, qualquer cirurgia exige o máximo de cuidados possíveis.

A preparação para o implante dentário também pode exigir algum procedimento cirúrgico corretivo ou regenerativo, como no caso de se necessitar de um enxerto ósseo, com sua consequente cicatrização para a colocação do implante dentário.

Sorriso Perfeito

Portanto, para que possa ocorrer um implante dentário, com a colocação do pino de titânio em apenas uma hora ou pouco mais, é preciso que aconteça sua preparação, já que o implante é um procedimento que poderá durar enquanto o paciente viver.

Existem casos em que o paciente possui excelente arcada dentária, com dentes perfeitos, sem cáries, bem cuidados e que, por qualquer eventualidade, poderá precisar de um implante dentário. Uma situação assim pode ocorrer com um atleta, por exemplo, que perdeu um dente na prática de alguma atividade e que pode, segundo suas condições saudáveis, submeter-se ao implante depois da análise pelo implantodontista, levando menos de dois dias para voltar a ter o mesmo sorriso e a mesma estética que possuía antes da perda do dente.

Deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *