Tipos de Prótese Dentária

Tipos de Prótese Dentária
5 (100%) 2 votes

O avanço de novas tecnologias na área odontológica tem criado novos métodos para os tipos de prótese dentária disponíveis, havendo próteses específicas para cada caso e cada necessidade.

Os pacientes podem ter alguma dúvida ou dificuldade em diferenciar esses diferentes tipos de próteses dentárias, já que existe uma tendência a intitular toda e qualquer prótese como dentadura ou ponte.

Tipos de Protese Dentária

publicidade:

Cada necessidade, no entanto, pode ser direcionada através do cirurgião dentista, o profissional mais capacitado para orientar sobre os tipos de prótese dentária mais adequados a cada paciente, analisando sua arcada dentária e possibilitando a recuperação da mesa, trazendo novas perspectivas para a autoestima do paciente.

As próteses dentárias podem ser aplicadas desde apenas um ou dois dentes que estejam faltando, havendo ou não a raiz do mesmo. Trata-se, como podemos sempre perceber, de uma situação desagradável a falta de qualquer dente, desde a possibilidade de criar problemas para os dentes adjacentes até mesmo a aparência da pessoa.

publicidade:


A implantação de uma prótese dentária, então, não somente para a aparência, é útil para resolver problemas de mastigação e de fonética. Veja os tipos de prótese dentária que podem ser aplicados:

Prótese Dentária Total (a popular dentadura)

A prótese total é aplicada quando o paciente já não possui nenhum dente na boca, ou quando ainda possui apenas raízes estragadas, que devem ser extraídas. A prótese dentária total é feita em acrílico, podendo ser escolhida uma cor específica, de acordo com o paciente, adaptando também o seu formato e tamanho para as necessidades da arcada óssea do paciente.

publicidade:

Protese Dentária Total

A prótese dentária total ainda é a mais popular no Brasil, principalmente em virtude de muitos brasileiros não terem condições financeiras de fazer outro tipo de implante, muito mais onerosos, optando por esta, que é mais barata e prática de ser feita.

As atuais próteses dentárias total possuem novas técnicas de confecção, podendo ser até mesmo mais personalizadas que as antigas, quando os dentes artificiais eram praticamente iguais, denotando à primeira vista serem artificiais.

Prótese Dentária Parcial Removível

Uma prótese parcial removível pode ser utilizada quando o paciente ainda possui alguns dentes em sua boca. São as populares “pontes”, móveis ou fixas. No caso de sua implantação, a principal vantagem é a relação custo-benefício, reduzindo o desgaste dos dentes existentes e sua movimentação e sendo de fácil manutenção.

Protese Removivel

Sua aplicação é feita com grampos, selas, apoios e conectores, dependendo de cada casos, possuindo formatos e desenhos específicos para cada necessidade.

O material mais utilizado na prótese parcial removível é a liga metálica de cobalto e cromo, havendo uma classificação para determinar o desenho que ela terá.

Prótese Dentária Flexível

Uma das vantagens da prótese flexível é a ausência de grampos ou estrutura de metal, fator que melhora muito sua estética. A prótese flexível é uma alternativa às próteses parciais removíveis, sendo mais indicadas para pacientes idosos, usadas principalmente em casos provisórios, como reabilitação ou para manutenção do espaço entre os dentes.

Protese Flexivel

A prótese removível depende de cada paciente e de uma avaliação do profissional de odontologia para definir sua utilização.

Próteses Dentária Fixas

As próteses fixas também são conhecidas popularmente como pontes ou coroas, podendo ser utilizadas quando o processo de cárie é muito destrutivo ao dente, inutilizando sua coroa original. A sua aplicação é feita através de tratamento de canal, colocando-se um pino intraradicular no local e depois cimentando a prótese sobre o pino.

Protese Fixa

Nos casos em que o paciente possui muitas restaurações em um dente, deixando-o esteticamente feio, parecendo estragado, o dente pode ser desgastado e colocada uma coroa nova, feita com material cerâmico, sobre a raiz original, já com o canal tratado.

Uma prótese fixa também pode utilizar dentes adjacentes, quando o paciente perde um ou mais dentes, mantendo os dentes ao lado, que são desgastados e servirão como apoio para sustentar os substitutos da ponte fixa.

Implantes Dentários

Os implantes dentários são uma evolução das próteses fixas, havendo apenas a diferença de que não existe mais a raiz no local, colocando-se ali um pino de titânio que servirá como raiz, onde será colocada uma coroa.

Os implantes dentários também podem servir como base para que seja aplicada uma prótese total.

Deixe um comentário!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*