Os dentes começam a se desenvolver nos seres humanos na sexta semana de vida embrionária, e a sua principal função é deixar o alimento apto para a digestão através da trituração, do corte, da mastigação etc. Os adultos possuem 32 dentes, enquanto as crianças apresentam apenas 20 dentes.
Confira a composição de um dente desde a sua parte externa, até a interna:
- Esmalte;
- Marfim;
- Polpa;
- Gengiva;
- Maxilar;
- Ligamentos;
- Cemento.
- Veja Também: Dentes Amarelados: Pode ser alguma doença?
Dentes Caninos Superiores
Basicamente, existem 4 tipos de dentes: os incisivos, os caninos, o pré-molar e o molar. Os dentes dos mamíferos são diferentes, pois eles se adaptam aos seus hábitos alimentares.
Os dentes caninos começam a aparecer nas crianças, na forma de dente de leite, entre o 16º mês e o 20º mês de vida. Os caninos permanentes costumam se desenvolver aos 11, 12 anos de idade.
Os homens possuem dois pares de caninos, os inferiores e os superiores, e possui um formato mais pontiagudo e a sua principal função é perfurar os alimentos. Ele é mais desenvolvido em animais carnívoros como cachorros e leões.
Os dentes caninos superiores possuem também uma “tradição” folclórica, pois, eles são umas das principais características dos vampiros, que voltaram a ficar em evidencia depois do sucesso da saga de Crepúsculo.
Folclórico ou não, as pessoas devem sempre cuidar dos seus dentes, sempre escovando após as refeições e usando a escova e o creme dental mais adequado para a sua dentição.
Vá sempre a um dentista.