Rejeição do Implante Dentário

A rejeição de um implante dentário é uma situação praticamente impossível, só ocorrendo quando o implante não se integra ao osso corretamente ou quando a integração é perdida por algum motivo específico.

Rejeição do Implante Dentário

O implante dentário é feito com pinos de titânio, um metal que não sofre qualquer tipo de corrosão em contado com tecidos humanos e que não apresentam qualquer rejeição do corpo, sendo utilizados para recuperação de fraturas ou de perda de partes ósseas do corpo, tendo sido sempre considerado de extremo sucesso.

Como acontece a rejeição do corpo a um objeto estranho

Uma rejeição só acontece quando o sistema imunológico detecta um corpo estranho em nosso organismo e o agride para destruí-lo ou removê-lo do corpo, buscando manter a integridade do organismo humano.

Como o titânio é totalmente imune, não sendo um organismo vivo e sendo incorruptível diante dos líquidos que o corpo produz, ele não pode ser atacado por células do sistema imunológico, só podendo ser rejeitado através de outros mecanismos, que podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto.

Rejeição do Implante

Assim, o implante dentário só poderá ser rejeitado em algumas situações específicas, como sobrecarga de força sobre o implante, por infecção ao redor do implante (que não é causada pela presença do titânio e sim de bactérias que possam estar presentes), com a fixação indevida ou insatisfatória quando da instalação do pino, através de uma técnica cirúrgica inapropriada ou pela má qualidade do pino (que, neste caso, não seria feito de titânio).

Um ponto básico a ser cuidado pelo paciente é a higiene bucal, após o procedimento cirúrgico, evitando que bactérias possam entrar nos pontos ou no local do implante, o que pode provocar a infecção que obrigaria a retirada dos pinos.

Como manter o implante dentário

O paciente não se torna propriamente responsável pelos implantes dentários senão depois do procedimento executado pelo implantodontista. O resultado do sucesso do implante vai depender, então, da qualidade da cirurgia, do material e da técnica aplicada no procedimento cirúrgico.

Conheça algumas condições que podem ser verificadas após o procedimento para o implante dentário:

• O implante geralmente não causa qualquer dor durante a recuperação e integração com o osso do maxilar. Se houver algum problema nesse sentido, é preciso procurar o odontologista, verificando se a dor é no implante ou na gengiva;
  • O implante dentário não deve apresentar qualquer movimentação depois de instalado ou depois da recuperação. Se houver qualquer movimento, o odontologista deverá verificar os reais motivos para isso, como uma infecção no local, por exemplo, ou má instalação da prótese;
  • Um implante dentário aplicado próximo a um nervo pode provocar aumento da sensibilidade no local, que é reversível com o tempo, mas que deve ser analisada pelo cirurgião através de exames radiológicos;
  • Muitas vezes é preferível não fazer carga imediata para conseguir melhores resultados satisfatórios, evitando problemas do decorrer da recuperação;
  • O nível de sucesso nos implantes dentários, atualmente, giram em torno de 98%, só ocorrendo algum problema quando não há suficiente ósseo integração do implante com a arcada dentária;
  • Problemas de infecção no implante dentário, em sua maioria, são decorrentes de falta de higienização da boca, que deve ser feita constantemente, sempre após as refeições;
  • O risco de falhas no implante dentário também pode ser causado em pacientes fumantes, já que o fumo pode penetrar no local do implante e provocar problemas que obriguem a retirada dos pinos;
  • Pacientes que possuem doenças crônicas, como pressão alta ou diabetes, além de outras que retardem a recuperação dos ossos, podem enfrentar complicações em implantes dentários.

Como é possível verificar, a simples utilização de material adequado e os cuidados com os implantes são bases sólidas para a segurança do paciente. Com isso, é importante realizar o procedimento com profissionais capacitados, que verifiquem todas as condições do paciente, garantindo que os implantes dentários permaneçam intactos, trazendo melhor qualidade de vida ao paciente.