Implante Dentário Causa Sinusite?

Não apenas por uma questão de autoestima, mas também por higiene, devemos sempre cuidar de nossos dentes da maneira correta. As escovações devem ser feitas no mínimo, 3 vezes ao dia e após o processo, a aplicação do fio dental para a remoção de resíduos que geralmente ficam entre eles.

implante dentario

Um dos problemas mais comuns é a cárie, quando em seu estágio inicial, pode ser tratada com procedimentos simples, basicamente existem três tipos delas:

Cárie radicular — Um dos fatores que contribuem para o aparecimento do problema é o envelhecimento, a gengiva se retrai, o que faz com que parte da raiz do dente fique exposta. Especialmente nestas áreas expostas, onde não há o esmalte protetor, pode ocorrer de se deteriorarem mais facilmente.

Cárie coronária — A cárie coronária ocorrente tanto criança como em adultos, é um dos tipos mais comuns. Ela se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

Cárie recorrente — Aparece com frequência ao redor das restaurações e coroas existentes. Estas áreas são onde ocorrem o acúmulo de placa, consequentemente levando à deterioração do local.

Nem sempre é possível salvar um dente, dependendo da situação, quando a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, é necessária a remoção por completo.

Implante Dentário pode causar Sinusite?

Os nossos seios maxilares estão situados no rosto um de cada lado do nariz. Neste caso, é comum que a posição dos dentes posteriores superiores estejam em um contato muito próximo com as cavidades, especialmente os pré molares e molares.

A inflamação em decorrência de problemas como a cárie, dependendo de sua intensidade, além de atingir o dente e danificar a sua raiz, pode ocorrer do problema ser transferido para o seio maxilar, e pelo acúmulo de bactérias, causar uma contaminação nesta região, desenvolvendo a sinusite odontogênica.

implante dentario causa sinusite?

Mesmo aqueles dentes que já tenham sido extraídos há um bom tempo, é possível que que durante o processo fique um resto dentro do seio maxilar, o que também pode levar ao desenvolvimento da sinusite odontogênica.

Mais um fator que pode contribuir para o seu desenvolvimento é durante o tratamento de canal, quando acontece de extravasar para o seio maxilar. O problema periodontal em algum destes dentes, pode gerar o acúmulo de bactérias na cavidade do seio maxilar.

A sinusite odontogênica pode se desenvolver ao levarmos em consideração todos estes fatores: a cárie que danifica o dente levando ao tratamento do canal, canal mal feito, problema na gengiva evoluindo para periodontal, ou a sobra de um pedaço na cavidade do seio maxilar durante o processo de extração.

É comum que o paciente sinta dores de cabeça muito fortes nestes casos, sendo necessário recorrer ao tratamento o mais rápido possível.

Cuidados básicos para uma boa higiene bucal

– Procure um dentista periodicamente para um acompanhamento de sua saúde bucal e também para realizar as limpezas;

– Faça escovações em seus dentes sempre após as refeições, lembre-se de que a sua pasta de dente deve conter flúor;

– Utilize diariamente o fio dental;

– A língua também merece a devida atenção, nela é onde podem ocorrer o grande acúmulo de bactérias de sua boca. Para tal processo você pode utilizar um aparelho conhecido como “raspador de língua”.

– Evitar os alimentos que contenham uma grande quantidade de açúcar, ou fazer um melhor equilíbrio de consumo de refrigerantes, sucos, café, chá, entre outros adoçados, e principalmente as guloseimas, como doces, balas e biscoitos que grudam com mais facilidade em seus dentes pode ajudá-lo bastante;

– O cigarro também pode ser um fator de peso no desenvolvimento de doenças gengivais graves, assim também como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, que podem causar mau-hálito. As balas e chicletes só disfarçam o problema, mas não resolvem, por isso o mais recomendado é que você procure um dentista para que ele faça o diagnóstico preciso e correto;

– Tome muita água;

Com os cuidados que listamos acima, certamente você manterá os seus dentes livres da maioria dos problemas causados por infecções e deformações causadas inicialmente pela cárie, por exemplo, ou pelo menos, reduzir muito a possibilidade de que algum deles apareça.